Os alunos do curso de negócios internacionais do Centro Universitário Newton Paiva, têm tido, nos últimos 2 anos, uma ótima oportunidade para conciliar a prática aos conhecimentos teóricos obtidos na sala de aula. O professor Cláudio de Souza vem promovendo, juntamente com a instituição, viagens para diferentes países da América do Sul, onde os estudantes visitam feiras e assistem palestras com profissionais da área.
A primeira viagem, para o Uruguai, ocorreu em maio de 2006. Na oportunidade Cláudio e seus alunos permaneceram 5 dias em Montevidéu, onde conheceram, dentre vários lugares, o porto livre, a zona franca (a maior da América Latina), e as sedes do MERCOSUL. A experiência causou um impacto muito positivo sobre os alunos, e houve um apelo, por parte deles, para que o projeto continuasse nos anos seguintes. Já no segundo semestre de 2006, foi feita a segunda viagem, dessa vez para a Argentina. A partir daí, a organização do projeto decidiu que as viagens seriam feitas uma vez por ano, por serem muito onerosas para os alunos, e também para que houvesse mais tempo hábil para planejá-las. A terceira e mais recente viagem, aconteceu no segundo semestre de 2007, e a bola da vez foi o Chile.
Segundo o professor Cláudio, apesar de o projeto ser voltado para a área de relações internacionais, não há restrições para que alunos de outras áreas participem. “Na última viagem nós tivemos o prazer de levar os alunos do curso de direito”, afirma. Ainda de acordo com ele, também não há restrição quanto ao período do curso. O entusiasmo dos estudantes foi tamanho, que vários deles chegaram a participar das três viagens realizadas até o momento, e já estão planejando irem à próxima, com destino a Lima, no Peru.
É uma experiência única para qualquer universitário. Conhecer um país diferente, outra cultura, outro idioma, ter contato com leis e legislações que vigoram fora do território brasileiro. “Os alunos do curso de espanhol tem, inclusive, a oportunidade de praticar o que aprendem em sala de aula”, ressalta Cláudio.
Segundo o professor, há planos mais ambiciosos em andamento para esse projeto. Já são feitos contatos com o México para uma provável visita e, nos próximos anos, a Newton espera poder contar com uma estrutura para promover viagens aos Estados Unidos e à Europa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Um comentário:
grande.
alunos de outros cursos podem se candidatar a viajem?
Postar um comentário